segunda-feira, 30 de abril de 2007

Desnutrição Infantil

Um dos maiores problemas que a sociedade brasileira enfrenta é a desnutrição infantil, indicada pelo alto índice de crianças em regiões pobres e pelo seu emagrecimento exagerado.
Pesquisas apontam que 38,1% dos menores de cinco anos, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, padeçam de um interesse severo do crescimento. entre essas crianças, nove por cento apresenta emagrecimento extremo.
A desnutrição causa muitos danos, dentre eles: a elevação da taxa de mortalidade na infância; o retardo do desenvolvimento psicomotor; dificuldades no aproveitamento escolar; diminuição da altura e da capacidade produtiva na idade adulta, além de enfermidades infecciosas.
No caso do sexo feminino, o retardo no crescimento na infância determina mulheres adultas de baixa estatura, sujeitas a gerar filhos com pouco peso. A criança, por sua vez, terá um maior risco de apresentar dificuldades no crescimento, o que caracteriza o efeito intergerações da desnutrição.
A desnutrição ou as deficiências nutricionais são doenças que decorrem de uma alimentação incorreta, ou ainda do não aproveitamento biológicos de alguns alimentos ingeridos.
As doenças nutricionais podem ser diagnosticadas por meio de exames físicos e laboratoriais. Por serem mais propensas a sofrer algum dano na saúde, as crianças são habitualmente escolhidas como grupo indicador da presença de desnutrição nas populações mais carentes.

Um comentário:

Blog do Mario Mello disse...

Ola:

Bacana seu blog. Tem um objetivo social interessante. Boa sorte na luta!

Abs

Mario
Curitiba
http://blogdomariomello.blogspot.com