quinta-feira, 19 de abril de 2007

Esquecimento do Pai mata o filho

No bairro de Macedo, em Guarulhos, no Estado de São Paulo, Gustavo de Oliveira Garcia de um ano e quatro meses, morreu após ser esquecido pelo pai dentro de um carro. O menino estava trancado no estacionamento do condomínio onde a família mora. A criança ainda foi socorrida num hospital, mas não resistiu à parada cardiorrespiratória.
O biólogo Ricardo César Garcia, 31anos, pai do garoto, foi preso em flagrante no hospital para onde levou o filho. Os policiais foram chamados pela direção da unidade, após constatar a morte da criança. Assim que chegaram, o pai do menino foi encaminhado para o 6º Distrito Policial de Guarulhos e foi indiciado por homicídio culposo, isto é, sem intenção de matar. O biólogo prestou depoimento, pagou a fiança e foi liberado em seguida.
Em seu depoimento, Ricardo alegou que o esquecimento teria ocorrido devido a sua quebra de rotina. Normalmente pela manhã, ele (o pai), a mulher e o filho saíam cedo de carro. Ele deixava a criança numa creche, a mulher no trabalho e depois seguia para o trabalho dele. No entanto, Ricardo estava no seu primeiro dia de féria, quando aconteceu o acidente. Pai e filho ficariam juntos durante este dia. Eles acordaram e, como de costume, os três saíram de carro. O pai deixou a mulher no trabalho e retornou para casa, mas se esqueceu do filho.
Segundo informações de Secretária de Segurança Pública de São Paulo, o pai da criança teria passado mal e desmaiado ao chegar a casa, acordando somente por volta de meio-dia. Após despertar, o marido ligou para a mulher e ela perguntou se ele tinha deixado o filho na casa de um parente. Só então Ricardo se lembrou do bebê e correu até o carro, onde já encontrou o pequeno Gustavo desacordado.
Esse incidente não foi o primeiro que chocou São Paulo: há um ano, outro bebê morreu esquecido pelo pai dentro do carro, que estava estacionado na frente de academia onde ele trabalhava. A criança teve asfixia e queimaduras de primeiro e segundo graus. O pai também foi indiciado por homicídio culposo.

Nenhum comentário: