quarta-feira, 2 de maio de 2007

Crianças no mundo da literatura

O Projeto Criança esperança ganhou livros da Academia Brasileira de Letras (ABL) para incentivar a leitura aos mais jovens.
Adolescentes da comunidade do Cantagalo se reuniram no alto do morro, não escondendo a ansiedade para conhecer a sede da ABL. Já na entrada do imponente prédio doado pelo governo francês, foram recebidos por um anfitrião de peso, a estátua de Machado de Assis, o primeiro presidente da Academia.
Pelas salas luxuosas, puderam ouvir a união da música com a prosa dos contadores de história e, nas paredes, avistaram quadros dos escritores que passaram por ali.
No tradicional chá da ABL no fim da tarde, as crianças ficaram lado a lado de alguns imortais. O passeio cheio de novidades marca uma grande conquista para a comunidade. As crianças terão acesso a mil obras doadas pela ABL à biblioteca do Espaço Criança Esperança do Cantagalo.
Para Marcos Vilaça, presidente da ABL, o fato de Machado de Assis ter sido morador de morro, mulato, pobre e ter conseguido fundar a Academia de Letras pode ser um incentivo para as crianças do Projeto.

Nenhum comentário: